quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autoras: Fátima Moreira, Fátima Freitas,Margarete Róbelia, Auxilia Santos, Julieta Santos.

O Brasil é um dos países que mais arrecada em impostos. As verbas destinadas a educação, não são compatíveis com essa arrecadação.
As opiniões costumam se dividir. De um lado, ficam os que defendem que os recursos destinados á educação são insuficientes;do outro, estão os que argumentam que os investimentos já chegaram aos níveis suficiente.O grande problema é o gerenciamento, adequado dessas verbas. O certo é que, se não houver uma fiscalização séria nas verbas destinadas a educação, será impossível vencer o desafio da qualidade de ensino.
Infelizmente a educação ainda é vista como "gasto", ela necessita ser vista como "investimento". Gasto é o que não tem retorno, investimento é o que tem retorno. O único retorno que temos certeza, é na educação. Apesar que, se existisse uma política de maior fiscalização no uso deste dinheiro, ainda assim teríamos uma educação com melhor qualidade do que a que temos atualmente.
Enquanto o Governo persistir nessa política de gastar mal, o que o cidadão ganha com o suor do seu trabalho; não há condições para se falar em redução de carga tributária no Brasil. Os desvios do dinheiro público se torna cada vez mais público e notório, sem medidas eficazes de punição,para quem faz o uso indevido e até desvia. Assim sendo, torna-se difícil sabermos se realmente essa arrecadação será investida onde realmente precisa. Então faz- se necessário um grande controle no orçamento público, melhor objetividade e clareza no gasto das verbas arrecadadas.
A receita, proveniente da arrecadação dos impostos é utilizada para administração pública em geral, pois do PIB (Produto Interno Bruto) é destinada só 2% para a educação onde deveria ser no mínimo 20%. A Educação é direito de todos. Não é possível vencer as desigualdades sociais deste País,sem uma política que envolva a educação de qualidade, como prioridade e que atenda, as necessidades do ensino básico.Muito já se avançou nos investimentos em educação.Mas, pela quantidade de impostos arrecadados, muito ainda precisa ser feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário