sexta-feira, 29 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autoras: Maria Marlene,Auxilia,Donatila,Fátima Miranda,Julieta

Um dos indicadores da qualidade na educação é a relação comunidade x escola, e para incrementar esta relação é necessário uma gestão democrática, com fortalecimento dos instrumentos de participação como : associação de Pais e Mestre, conselhos e grêmios estudantis; a abertura dos espaços para assembléias de moradores, reuniões e festas da comunidade; o conhecimento das necessidades do entorno e apoio em ações que visam melhorias do bairro; a preocupação com a qualidade do ensino; e o envolvimento dos pais em questões pedagógicas.
Alguns requisitos são básicos para que a escola seja de qualidade dentre eles estão: A escola deve convocar e motivar a comunidade, para conhecer melhor a escola, os projetos desenvolvidos, esclarecer qual o papel deles e a importância na participação, nos processos escolares, administrativos e pedagógicos.
A educação de qualidade passa uma gestão democrática com aspectos inovadores. A autonomia é um ponto chave. Também a habilidade em planejar, organizar inserir a comunidade dentro da escola. Garantir recursos necessários ser transparente, ter controle sobre o ambiente de trabalho e o comportamento humano é fundamental. Outro mecanismo essencial é desenvolver o seu “Projeto Político Pedagógico” e a sua Proposta Pedagógica adaptada a comunidade-escolar na qual está inserido, preocupar-se com as necessidades específicas da comunidade, não manipular a comunidade e sim trazê-la para cooperar e participar positivamente na construção de uma escola cidadã.

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