sábado, 28 de agosto de 2010

PROJETO: PROBLEMÁTICA DA EVASÃO ESCOLAR



JUSTIFICATIVA

A elaboração do projeto partiu da problemática vivenciada a cada ano letivo na escola Moysés Barbosa em computar os dados do Censo escolar e nos deparar com índices significativos de evadidos e constatar os questionamentos: o por quê desse aluno parar de freqüentar as aulas
É notório que o curso de EJA, especialmente no contexto social que a escola vive, situada em uma região que emprega e desemprega constantemente jovens trabalhadores, através da cultura de projetos de irrigação com inúmeras safras agrícolas, enfrenta muitos problemas de evasão. A estrutura do curso de EJA que paralelo, preocupa a escola ao perceber alunos com pouca vontade de estudar, ou com atrasos na sua aprendizagem. Arroyo chama atenção para o fato de que o aluno de EJA é um aluno diferente, um pouco inseguro e, são as diversas derrotas vividas ao longo de um processo escolar, muitas vezes já iniciada no ensino regular, que irão abalar sua auto-estima. Com isto, qualquer decepção, por mínima que seja sofrida na escola faz com que este sujeito abandone o ambiente escolar.
Autoras:
JUSEMY MARIA GRANJA VENTURA
MARIA AUXILIADORA DE S.FERREIRA
MARIA DE FÁTIMA FREITAS LIMA
MARIA MARLENE DE ASSIS MARTINS
REGINA MARIA DE SENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário