terça-feira, 27 de julho de 2010

GESTÃO DEMOCRÁTICA



A construção de uma gestão escolar é feita com a participação popular , o fortalecimento da organização social na educação. O movimento democrático tem como base o relacionamento entre Gestão Escolar, por exemplo:Gestão que envolve Gestor, Gestor adjunto , secretária, coordenadores, professores, pessoal de secretaria e demais funcionários, alunos e comunidade escolar todos influenciam na melhoria de uma boa democratização escolar.
Para que haja a democratização escolar o gestor e demais funcionários tem que ter conhecimento da LDB ( Leis de Diretrizes e Bases da Educação),Esse é o documento que regula a legislação escolar nos estados e municípios.
Bibliografia
Legislação Educacional. / Ricardo Gonçalves Pacheco,Aquiles Santos Cerqueira. – Brasília : Universidade de Brasília, 2009.

Equipe :
Regina
Înês
Doralice
Margarete
Ana Maria

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CRIAÇÃO DA LDB



Com a promulgação da constituição em outubro de 1988, surgiu a necessidade em
toda a legislação educacional, houve movimentos sociais ligados a educação com o
objetivo de aprovação de uma nova lei de diretrizes e bases da educação (LDB)
O início do processo de tramitação da proposta da LDB, deu-se com a apresentação de um projeto de lei de autoria de Octávio Elisio(PSDB)- MG.
A tramitação da LDB, no congresso nacional foi longa com duração, de oito
anos.Isso aconteceu devido aos interesses conflitantes com relação á organização da educação no país.Havia setores do parlamento interessados tanto na manutenção de relações autoritárias no interior das escolas como em assegurar,na nova legislação educacional, relações democráticas nas instituições de ensino.
Bibliografia
Legislação Educacional. / Ricardo Gonçalves Pacheco,Aquiles Santos Cerqueira. – Brasília : Universidade de Brasília, 2009.
Equipe :
Auristela
Jusemy


A EDUCAÇÃO E AS CONSTITUIÇÕES



1823-Caracterizou - se pela hegemonia no poder do Brasil independente. De um lado os monarquistas defensores do poder supremo. E o outro lado os não declarados republicanos que esperavam por meio da constituição limitar os poderes imperiais.
1824-A carta constitucional deu direito a educação primária gratuita a todos os cidadãos.
1827- Criação de escolas de Primeiras letras em “todas as cidades, vilas e lugares mais populosos”, abolia os castigos físicos nas escolas, estabelecia a admissão de professores em forma de exame em caráter vitalício e estabelecia piso para remuneração docente.
1834-Conferiu maior autonomia às províncias, aboliram o conselho de estado e efetivou a descentralização apenas a educação primária, mantendo o ensino superior sobre a jurisdição do poder central.
1891- Centralizavam a legislação básica no governo federal e descentralizavam para os estados a implementação dessa educação. Não se garantiu a gratuidade da educação.
1922 – Como se pode ver, embora ampliasse e até mesmo consolidasse os direitos civis, a primeira carta constitucional republicana pouco avançou em termos de educação. Limitou-se a afirmar as tendências liberais de inserção dos setores privados no setor educacional e de minimização do Estado em favor das oligarquias regionais.
1988- Coloca a educação como um direito social e dever do Estado, e sem excluir a família desta responsabilidade. Garantir a permanência do aluno na escola, a sua frequência com as condições mínimas para um bom desempenho de seus estudos, gratuidade nas escolas publicas de educação básica é direito de todo cidadão, não pode haver qualquer distinção entre os indivíduos.

Bibliografia
Legislação Educacional. / Ricardo Gonçalves Pacheco,Aquiles Santos Cerqueira. – Brasília : Universidade de Brasília, 2009.

Equipe:
Consolacion
Fátima Coelho
Socorro Silva

CONSTITUIÇÃO CIDADÃ ( 1988)




Essa constituição fortaleceu a democracia assegurando uma série de garantias individuais e abrindo canais de participação popular na Gestão do Estado. Os avanços se explicam pelos traumas causados por mais de duas décadas de repressão aos movimentos sociais sob a ditadura militar e pela organização da sociedade civil reivindicando uma constituição progressista.
Na educação tivemos vários avanços através da bandeira de luta levantada pelos sindicatos e associações acadêmico-ciêntíficas para melhoria das condições de vida e de trabalho e também por uma escola pública de qualidade para todos.
Aconteceram ações como eleições para diretores de escolas, formação de conselhos escolares e fóruns deliberativos.

Bibliografia
Legislação Educacional. / Ricardo Gonçalves Pacheco,Aquiles Santos Cerqueira. – Brasília : Universidade de Brasília, 2009.


Equipe :
Auxiliadora Ferreira
Fátima Lima


PARCERIA ESCOLA X COMUNIDADE



Na escola Francisco Xavier (Petrolina-PE), existe uma parceria com médicos que atendem voluntariamente a comunidade, dois dias na semana além da consulta faz a doação dos medicamentos.

Na escola Otacílio Nunes, existe uma parceria com a comunidade na horta comunitária . No início dava certo mais atualmente só tem beneficiado as pessoas que cultivam. Gradativamente estas pessoas estão ocupando espaços que não foram determinado para cultivo da horta.


Equipe:

Maria das Graças
Donatila
Dinalva
Marina
Fátima Moreira