domingo, 13 de junho de 2010

A EDUCAÇÃO NO BRASIL



O Brasil para ser um país de primeiro mundo deve começar a investir pesado em educação. E esses investimentos dependem do compromisso dos governos, com a educação. E o resultado desses investimentos se mostrarão à longo prazo.
Existe no Brasil um grande contraste entre as universidades federais e as escolas públicas, a primeira conta com grande parte dos recursos financeiros da união e a segunda fica a desejar, pois as verbas destinadas a educação básica ainda é irrisória diante do grande problema que é a educação no país.
O que percebemos na atualidade é que o estudante oriundo de uma escola pública não consegue ingressar numa universidade pública,pois a maioria dos aprovados são estudantes provenientes das escolas privadas.Esse ano esse realidade começou a ser transformada, tornando o acesso igualitário para todos,pois a partir de agora o ingresso nas universidades públicas se dará pelo processo seletivo do ENEM.Outra providência tomada visando corrigir essa defasagem é a criação de quotas para o negro, implementadas em algumas universidades do país.
Segundo Cristovam Buarque, o nível da desigualdade social aumentou e para acabar com essa desigualdade social que é muito grande, se faz necessário mudanças e essas mudanças se dará através da educação.
Temos que despertar a população para exigir dos governantes uma educação de qualidade. Para alcançarmos os países desenvolvidos, temos que correr muito para chegarmos a um patamar de educação com qualidade.
Existem muitas falhas, na qualidade da educação brasileira dentre elas temos,professores mal remunerados e desqualificados,professores desmotivados, sem a mínima condição de desenvolver um ensino de qualidade, por falta de estímulo, pois só recebe exigências e o salário não condiz com função que exerce.
Tem que acontecer uma mobilização social para que a população brasileira , busque um mesmo objetivo que é uma educação de qualidade.

Autoras:
Fátima Lima, Maria do Socorro, Cecília, Doralice , Fátima Moreira,Julieta e Auxilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário