domingo, 30 de maio de 2010
FASES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
As Fase de um Planejamento Escolar são:
1- Diagnóstico- É a análise da realidade da escola que deverá ser realizada pelos vários segmentos. Agindo assim, a escola conseguirá focalizar, ao mesmo tempo, os principais problemas do sistema educacional. O diagnóstico d e uma escola não são só as dificuldades que a escola enfrenta no trabalho que realiza. Toda escola possui uma historia que conta com projeto e ações.
Na verdade o diagnóstico é fundamental no processo de planejamento, e as pessoas envolvidas cria as condições, para saberem, com precisão aonde desejam chegar com o trabalho que ajudam a realizar na escola como: Que objetivo a escola deseja obter como resultado do seu trabalho?
Que objetivo a escola deseja alcançar com esse trabalho?
2- Programação- É importante que a escola concentre nos esforços coletivos como: Formular Diretrizes e Estratégias de Ações a serem seguidas; Estabelecer Metas; Definir Estratégias de Ações e Responsabilidades; Elaborar Cronograma de Implementação; Registrar Plano de Ação. Para tanto, deve perguntar-se:
O que deve ser feito? Por que deverá ser feito? Quem irá fazer? Quando e como será feito? Quanto irá custar?
3- Acompanhamento e Avaliação - As ações desenvolvidas nesta fase precisam ser coerentes, para o acompanhamento do desempenho do próprio processo de planejamento. O acompanhamento tem como objetivo coletar dados e produzir informações que contribuam para escola tomar decisões visando a corrigir, reforçar ou mudar a direção das ações programadas.
O Acompanhamento e Avaliação tem como objetivo mais amplo examinar, a partir do uso de critérios previamente definidos, o alcance dos planos traçados.
EQUIPE: Auxilia, Maria Peixoto, Doralice, Regina Sena, Marlene.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
PLANEJAMENTO ESCOLAR
Segundo Paulo Freire , a escola enquanto categoria Abstrata, instituição em si,portadora de uma natureza imutável da qual se diga é boa, é má, a escola não existe.Enquanto Espaço Social em que a educação formal, que não é toda a educação, se dá , a escola na verdade não é, a escola está sendo historicamente.A compreensão do seu estar sendo, porém, não pode ser lograda fora da compreensão de algo mais abrangente que ela a Sociedade mesma na qual se acha.
Na verdade o que ele quis dizer é que cada escola deverá fazer o seu planejamento de trabalho de acordo de acordo com as suas necessidades.Pois a escola lida com seres que possuem histórias e que, portanto devem ter isso considerado no planejamento escolar e no trabalho pedagógico.Neste caso ele também afirma que a escola ao planejar o seu trabalho, deve atuar levando em conta a sociedade da qual faz parte.A idéia dele reforça a necessidade de que a escola ao planejar o seu trabalho não deve trabalhar sem previsão.
EQUIPE:
Cecília
Lúcia Inês
Marina
Assinar:
Postagens (Atom)